segunda-feira




Espiritualidade... uma boa aventura!

Falar de espiritualidade é discorrer sobre a grande necessidade que o homem tem de Deus no mais íntimo do coração. É trilhar um caminho de encontro consigo, com o outro e com a Verdade, que é Deus. É viver conscientemente sob a presença de Deus, permitindo que Ele viva em nós.
Todo ser humano necessita de Deus. O homem, à imagem e semelhança do criador, foi capacitado a viver e se relacionar, conforme à vontade de Deus, que também está em relacionamento íntimo na Trindade Santa. Deus é relação e formou o homem para o mesmo: uma relação de amor. Ora, se a pessoa humana foi criada para relacionar-se, logo necessita dAquele que a completa e que a ensina como viver esse mistério de amor-comunhão.
Viver o amor-comunhão é percorrer um caminho de muitos encontros: com Deus, consigo mesmo e com o outro. Nesse percurso, onde, muitas vezes, as rotas são tortuosas e desconhecidas, o único “GPS” para nos guiar é a oração. Somente o homem orante sabe a rota que o leva para Deus. Sem a oração a vida humana é movida pelo que cada momento diz ser. Com a oração, sua vida torna-se cheia de sentido e esperança em todo momento, pois sabe de onde veio, para onde vai e com quem vai. Este é um caminho que leva à segurança do Amor, que ensina a amar e a se doar.
A oração é um apresentar-se a Deus; é diálogo com Aquele que conhece e é Senhor de tudo; é intimidade com Deus; é encontro; é uma fonte de conhecimento de Deus. Quando conhecemos, amamos e, quando amamos, somos capazes de gerar vida. Esse é um dos resultados do amor-comunhão.
Quando, em oração, colocamo-nos diante de Deus, vamos, pouco a pouco, de encontro a encontro, descobrindo um jeito particular de viver com Deus. Desta forma, percebemos que a espiritualidade a qual adotamos ultrapassa os momentos de oração, tornando-se um estilo de viver uma relação pessoal com Deus não só em um momento, mas em todos. Este é o caminho que trilharam os santos, uma proposta para todo cristão.
Cultivar uma espiritualidade fecunda exige esforço, perseverança, humildade e abertura de coração para duas constâncias na vida: a busca de Deus e o seu gracioso deixar-SE encontrar. Duas ações que proporcionam uma boa aventura para nossa vida, pois seu horizonte é bastante íngreme, mas vale a pena se arriscar. Só os corajosos são aptos a essa subida e só os que amam a Jesus Cristo alcançam seu topo.
Não tenhamos medo de buscar a face de Deus, de subir às muitas montanhas de nossa alma para encontrá-Lo. Deus nos convida a conhecer o que é desconhecido de sua Vida e a amar. Não há melhor aventura que esta, nem maior conquista que chegar ao seu destino.

Williane
Consagrada de Vida

5 comentários:

  1. Paz e Bem!

    Querida irmã,

    Oxalá que possamos trilhar neste caminho com constância e perseverança.
    Que o Senhor nos dê força e coragem para seguir na caminhada até atingir o cume mais alto, Sua própria face.
    Deus te abençoe e guarde.

    ResponderExcluir
  2. É,quem toma a oração como este encontro primordial, nunca mais deixa de trilhar este caminho.
    Deus nos faça, homens e mulheres sempre orantes.
    Leila - Missão Maceió

    ResponderExcluir
  3. Diogo - postulante cdmd23 de agosto de 2011 às 17:20

    Devemos viver uma vida de oração para estarmos em sintonia com Deus e trilharmos um caminho de santidade! Deus te abençoe e guarde!

    ResponderExcluir
  4. Rayane Barbosa (Missão Maceió)24 de agosto de 2011 às 10:50

    Aventurar-se na oração é dar a Deus o Seu lugar na nossa vida.

    ResponderExcluir
  5. desabafo de uma mae .....só sendo mae pra sentir oq eu estou passando, alguns podem me criticar mas é um desabafo do meu coraçao . sei e compreendo q meu filho errou ,é por causa disso q ele está pagando .pelo seu próprio erro ,eu nao condeno ninguém por que todos nós somos falhos ,quem que nunca fez um erro em sua vida . é pelo erro dele mesmo que ele está pagando.peço que ninguém fale mal do meu filho porque já está pagando .nao é falando dele q vá o predicar mas sim a vós mesmos ,.porque todos nós erramos .Nao o condene para nao ser condenado.... se vcs soubessem o quanto é difícil ficar longe de um filho que nunca te desobeceu ,nunca foi malcriado.Quando acordava a primeira coisaera me abraçar e falar bom dia maezinha com abraços e beijos bem gostosos que só ele me dava.Agora nao tenho abraços nem beijos nem akela voz suave que dizia: maezinha bom dia,vc já tomou seus remédios .era o dia todo ele me chamando maezinha ; faz um cafuné, faz um cafézinho que só a voce sabe fazer . el era a minha companhia para um café. já vai fazer 4 meses que estou longe dele mas peço a Deus que tire logo ele dakele lugar .Que eu possa ouvir novamente maezinha . Filho vc me faz tanta falta parece que estou vivendo com a metade de um coraçao porque a dor é demais as vezes quando a saudade bate muito forte chega a disparar meu coracao, a dor no meu peito é demais ......E nao adianta nao tem remédio tenho que suportar até passar .Mas é todos os dias nao sei até quando vou aguentar porque o meu remédio é VOCÊ FILHO filho só posso falar q eu te amo demais e nunca vou te abandonar . Deus completa o meu coraçao ,acaba com minhas feridas ,acaba com meu sofrimento .acaba com meu desespero . Eu quero sorrir e ser alegre novamente .Pra tudo isso se acabar só tem um Deus que vai me dar meu novamente o meu filho amado. MAES. Mas nunca abandone seus filhos passe oq passar filho é bençao de Deus . FILHOS honre sua maes nunca faça nada de errado .Porque vcs estao vendo o sofrimento de uma mae por causa do seu filho . MAE É TUDO E O FILHO TAMBÉM . Ame uns aos outros Nao condene para nao ser condenado mas tarde .... FILHO EU TE AMO ....

    ResponderExcluir