quarta-feira

“Onde está o Consagrado está a Alegria!”
Pregação Monsenhor José André, consagrado de vida
13 de Setembro de 2015


“A alegria do Senhor traz suavidade ao coração, 
enchamos o coração de alegria para permanecermos no caminho do crescimento
...A alegria nos torna leve e feliz para o seguimento radical ao Cristo”
(Monsenhor José André)




“Falar sobre vida consagrada para quem é jovem de idade e de espírito traz grande alegria ao meu coração, pois se apresenta como um novo em minha vida. Esta pregação está baseada na Carta Apostólica do Papa Francisco para o Ano da Vida Consagrada, subsídio que reflete bem a vida de nosso Papa, por também ser um servo de Deus na vida religiosa. Nela o Papa fala da nossa vida a partir da consagração do Batismo. O Batismo é a nossa primeira e grande consagração, um selo que não sairá nunca mais. Essa consagração nos aponta um caminho de radicalidade. Uma radicalidade vivida na alegria. 
O Evangelho nos ensina o caminho de radicalidade, alegria e missão, uma alegria que vem do coração. A alegria do Evangelho não é uma alegria passageira, mas eterna. Fui consagrado a Deus pelo Batismo, depois no Carisma Doce Mãe de Deus, depois consagrei minha vida no celibato, caminho que me fez definir minha vida para sempre dentro de uma vida consagrada. Olhando para minha vida, entendo que a nossa vida é uma construção, disse Santo Irineu: ‘Nossa vida é uma construção’. 
São Francisco conversando com seus irmãos disse que Deus é paciência, exatamente porque Ele entende que nossa vida é uma construção. Quando algo está em obras, o que encontramos no meio civil? Sempre encontramos uma plaquinha: ‘Desculpe os transtornos, estamos em obras’. Nós também deveríamos ter essa plaquinha, por que tantas vezes podemos gerar transtornos para tantas pessoas ao nosso redor. Mas Deus é paciente.  Ele entende que estamos em obra. Porém o desejo de Deus é que nossa Obra não pare, obra parada é um problema. A obra parada permite que as coisas do mundo destruam o que já foi construído, o que não avança regride. Nossa construção deve seguir a direção do crescimento, e esse crescimento tem nome: Santidade, que significa felicidade. Não deixe que a obra pare na sua vida, permita que cresça a obra de santidade em sua vida. 
A alegria do Senhor traz suavidade ao coração, enchamos o coração de alegria para permanecermos no caminho do crescimento. A suavidade proporciona o avanço, o peso do mundo e das tribulações quem nos tornar parados no caminho. ‘Que entre nós não tenham homens tristes, porque um rosto triste é um triste seguimento’ (Papa Francisco). A alegria nos torna leve e feliz para o seguimento radical ao Cristo. De onde vem a alegria? De onde vem a graça de fazer o outro feliz? Nossa alegria vem do Encontro com Jesus, um encontro com Jesus em oração, um encontro que nos faz feliz. É pela motivação e vida de oração no encontro com Jesus a partir de Sua Palavra, sacramentos e oração pessoal, que se renova em nós um rosto feliz todos os dias. O fundador da Opus Dei disse: ‘Quando você tiver triste, reze, trabalhe e sorria muito, assim suas forças e alegria se renovam’.
O Evangelho segundo São Lucas (Lc 6, 43-49) nos fala que a tempestade vem, estando em oração ou não. O que eu não posso permitir é que pelas situações me seja tirada a alegria. Jesus faz duas promessas: cruz e céu. A cruz que me leva para o céu como ponte. O consagrado precisa estar preparado para isso! O consagrado sofre, mas sofre com confiança, porque sabe que é só um momento. É preciso ter em mente que tudo passa. Paulo era um sujeito resiliente, sabia viver bem na alegria ou na dor. A pessoa resiliente é diferente de uma pessoa resistente.  Você é uma pessoa resistente ou resiliente? Deus nos quer resilientes. Nós viemos para este mundo com uma grande missão: fazer o bem a todos. 
O Papa nos diz: ‘não vos fechei em vós mesmos. Não fiqueis reféns dos vossos problemas’. O papa na carta ‘alegrai-vos’ nos mostra o problema e a solução: ‘encontrareis a vida, dando vida; encontrareis o Amor, amando’. A alegria plena, a alegria em Deus, vos torna pessoas resilientes. Jesus nos diz: ‘permanecei no meu Amor para que a minha alegria esteja em vós’, pois onde está o consagrado, está a alegria! “
Da redação, CDMD Missão Maceió

Nenhum comentário:

Postar um comentário