sexta-feira

JOVENICAMP - Pregação de Adriano Brazil


Antes do nascer do sol, já se achava outra vez no Templo. Todo o povo vinha a ele e, sentando-se, os ensinava. Os escribas e os fariseus trazem, então, uma mulher surpreendida em adultério e, colocando-a no meio, dizem-lhe: "Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante delito de adultério. Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. Tu, pois, que dizes?" Eles assim diziam para pô-lo à prova, a fim de terem matéria para acusá-lo. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. Como persistissem em interrogá-lo, ergueu-se e lhes disse: "Quem dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra!“ Inclinando-se de novo, escrevia na terra. Eles, porém, ouvindo isso, saíram um após outro, a começar pelos mais velhos. Ele ficou sozinho e a mulher permanecia lá, no meio. Então, erguendo-se, Jesus lhe disse: "Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?“ Disse ela: "Ninguém, Senhor". Disse, então, Jesus: "Nem eu te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais" (João 8:3-11)

Até aquele momento Maria Madalena vivia uma ilusão de liberdade porque entregava o corpo a quem o quisesse. Sua vida a conduzia à morte, a pobre não sabia como era o amor.
A mulher foi pega no ato de adultério, arrastaram e entregaram aos pés de Jesus. Condenada a morte ela já estava muito antes do flagrante, pois ela não conhecia a vida. Quem já passou por uma circunstância de perigo tamanho ao ponto de sentir chegar a hora da morte pode imaginar a intensidade do medo. Mas foi no auge da humilhação que Maria Madalena foi profundamente amada, ali descobriu o amor quando o Deus de amor se revelou diante dela. Perante tão grande amor ela também o amou de modo tão forte que doou sua vida em missão.  Permaneceu com Ele até a morte de cruz do seu Senhor. Provou também da ressurreição de Cristo: foi vê-lo no sepulcro e o encontrou ressuscitado.
Assim como Maria Madalena teve as correntes da escravidão do pecado quebradas, também você é convidado a se permitir ser tocado pelo amor transformador. Só é livre quem foi tocada pelo amor de Deus, somente assim saberemos amar. É preciso buscar o verdadeiro amor que nos liberta. Só preso a Deus seremos livres para amar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário