sexta-feira

Noite de Lançamento, Meu Encontro - edição 2015
Discurso de Inaldo Alexandre
23 de novembro de 2014 - Missão Maceió


"Toda oração que a gente faz, se você olhar, tem um complemento que é a missão...  é levar um pouco da sua convivência com Deus, para o outro" 

Motivado pela força jubilar, Inaldo Alexandre, fundador da comunidade DMD, iniciou seu discurso no contexto de que o Caderno de Oração Meu Encontro torna-se missão quando damos continuidade da nossa convivência com Deus para o outro.

Como seria bom se todos os dias quiséssemos fazer algo para Deus, na força e na vontade de fazer algo pela missão! Por isso eu quero começar hoje falando do Caderno no sentido de missão,  pois toda oração que nós fazemos, se você olhar, tem um complemento dessa oração que é missão, que é continuidade dessa oração. Por mais que sejamos íntimos de Nosso Senhor, tão próximos d'Ele, mesmo que tenhamos tudo, parece que Ele diz assim: "Você vai completar isso fazendo a missão, se levar adiante". Você tem que levar um pouquinho do que nós convivemos. Seria, por exemplo, o dízimo da convivência. É dar seu tudo no 1%, 10%, 20% dessa convivência com o Senhor. Se é para o Senhor, queremos dar até aquilo que não temos. A oração tem essa continuidade! Parte do desejo de a gente se dar, de fazer. Porque eu quero dar, eu quero te ofertar!
Em todos esses anos, eu esperei a hora de dizer ao Santo Padre, pela oração, que eu desejo ser testemunha! A testemunha de Jesus Cristo que vai dizer SIM numa vontade de nunca desistir da pessoa humana. É o que devemos fazer em nossa oração, nunca desistir do outro. O máximo do acontecimento radical que seja contrário à minha vida e ao meu viver, ainda assim não deveremos desistir do outro, porque  Nosso Senhor assim fez. Você já pensou na hora do martírio, do sofrimento, quem era a favor de Nosso Senhor?  Ninguém. E ele pregado na Cruz, ainda teve uma palavra para dizer: "Pai, perdoa! Eles não sabem o que fazem!" E ainda suplicar? É como se Ele dissesse assim: "Eu não desisto de você". E isto é a continuidade da oração!
A oração faz isso com a gente! É o sentimento de se dar com o tudo! E isso era a vontade que eu tinha de dizer ao Santo Padre. Quando completavámos os 25 anos do Jubileu, eu dizia assim: "Vamos escrever uma carta e enviar ao Santo Padre, porque é direito de uma comunidade, como a nossa, ter uma audiência privada com o papa". 
Fiz a carta. Mandei. Deus me deu a graça de ter uma resposta em 20 dias. E a resposta do Papa veio em tom de acolhida para a audiência privada e que eu escolhesse a data. Escolhi a data. Dia 29 de outubro. Até então, não tinha olhado a frase do caderno. Foi tão autêntico esse momento em Deus, que eu não olhei a frase desse dia. Marquei a viagem para o dia 23 de outubro, e também não tinha olhado a frase do caderno neste dia,  que nos diz: "Eu sou testemunha de um chamado e da graça que Deus fez". Eu gritava e dizia o "Ser Testemunha". Eu quero ser testemunha, eu quero falar de Jesus Cristo como a testemunha. Escutem agora o que diz a frase do dia 29: "Acolher é primordial na vida fraterna, lembre-se de São Francisco e de como tratava a todos como irmãos". Essas duas frases me marcaram bastante!
Quando eu saí do hotel para me encontrar com o Santo Padre, tendo vivido todo o tempo passado pelo jubileu, eu olhei a praça de São Pedro e vi aquele povo, e vi nosso povo, sessenta pessoas, era a mesma coisa de olhar para você aqui, cada casa de missão... E tentar dizer um obrigado de um jeito novo com a vida, como testemunha do que temos a fazer e do que estamos a fazer por Jesus Cristo, em Jesus Cristo, n'Ele e por Ele, porque não é interessante  ser DMD se não for inteiramente, totalmente de Jesus Cristo e de Maria, ser todo, "todo teu Maria", como diria São João Paulo II.
Ao falar propriamente do Caderno de Oração “Meu Encontro”, falo com gratidão e dirijo um convite a nós: sejamos vendedores e propagadores desta graça. E digo ainda: Adquirir o Caderno de Oração é um investimento na vida de oração pessoal, como também na vida sacerdotal, tendo em vista que a renda adquirida pelas vendas é para a formação dos seminaristas DMD. Hoje, contamos com trinta seminaristas na vocação DMD. Vocês aqui em Maceió estão com a força sacerdotal, então não podemos perder isso, ao contrário, avançar! Por isso eu te convido a se inscrever como vendedor de caderno para formarmos mais vocações!


Da Redação, texto extraído do discurso de Inaldo Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário