segunda-feira

Evangelizar é matar a sede de irmãos


Evangelizar é anunciar a Boa Notícia da Salvação e da vida eterna que Jesus Cristo veio trazer aos homens. Um mandato específico da Igreja e um dever de todos os batizados.

“A evangelização leva-nos a participar dos gemidos do Espírito, que quer libertar a criação inteira. O Espírito que nos move para essa libertação abre-nos o caminho para unidade de todos os homens entre si e de todos os homens com Deus, até que em todos, Deus seja tudo’(1Cor 15,28)”. (Puebla 219)

Quando falamos em evangelização, cada pessoa, batizada ou consagrada, independentemente da atividade que exerça, é elemento de projeção da mensagem Cristã. Se sessenta pessoas conseguirem, cada uma, converter, no mínimo, duas pessoas em um ano, e essas por sua vez, converterem sucessivamente mais duas por ano, em onze anos, pela progressão, teremos cerca de um milhão de convertidos, o que nos obrigaria aumentar os dias do grupo de oração, os horários de funcionamento e o tamanho de nossas igrejas.

A novidade da mensagem cristã não podem ser apenas, momentos saciáveis como a água que queria a samaritana no Poço de Jacó. Mas momentos plenos como a água que o próprio Cristo ofereceu.

A mensagem do evangelho é uma permanente chuva fina que cai no campo, e vai envolvendo o espírito, conscientizando as pessoas da necessidade de entrar (ou voltar) para a casa do Pai.

“A evangelização há de conter também sempre – ao mesmo tempo como base, centro e ápice do seu dinamismo – uma proclamação clara que, em Jesus Cristo, Filho de Deus feito homem, morto e ressuscitado, a salvação é oferecida a todos os homens, como dom da graça e da misericórdia do mesmo Deus”. (Evangelii Nuntiandi 27)

Às vezes nos queixamos que às pessoas não querem participar das atividades da Igreja, de um grupo de oração, de um movimento ou pastoral. Nunca paramos para analisar a nossa forma de anunciar e o nosso modo de ser cristão. Será que são um convite explícito para alguém vir à Igreja e conhecer a Cristo?

Muitas vezes oferecemos tudo, a corda, o balde, porém nunca a água. Achamos que somos um local acolhedor, mas não passamos de uma casa de portas abertas com uma inscrição: quem quiser que entre, que venha e que tire a água para matar sua sede.

Em um mundo que tem sede de Deus, é necessário empregar, na nossa ação evangelizadora, sob a ação do Espírito Santo, a imaginação e a criatividade, e uma linguagem pedagógica e convincente do evangelho para que ele chegue ao coração do homem.

Cristo contou parábolas para ensinar, a nossa linguagem deve contar outras, com a capacidade de traduzir o que vivemos hoje. Se a mensagem do mundo é audaciosa, mais ainda precisa ser a nossa quando utilizamos os nossos dons recebidos no anúncio do Reino.

Wagner (Consagrado de Aliança)

6 comentários:

  1. Diogo - postulante de aliança CDMD16 de agosto de 2011 às 10:25

    Muito boa a sua reflexão meu irmão!Vamos oferecer a água viva para os que têm sede de Deus! Deus o abençoe e guarde!

    ResponderExcluir
  2. Paz! É verdade meu irmão, temos que anunciar o Cristo que amamos com ousadia e criatividade, e, ajudar tantos homens e mulheres, sejam jovens ou adultos, a retirarem a água do poço para que sejam saciados e recebam também o dom de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Que essa mesma água seja o impulso missionário de tantas almas evangelizadoras no mundo. Não podemos parar, mas ousar, e, dia após dia aumentar o número dos que crêem. Vamos dilatar o Reino de Deus na terra.

    Willianne - Consagrada da CDMD

    ResponderExcluir
  4. É a chuva fina que rega sem danificar a terra. Deus nos faça transporte deste anuncio, o Evangelho.
    Deus te abençoe, Wagner.
    Leila - CDMD Maceió

    ResponderExcluir
  5. Querido irmão,

    Quão feliz foi sua reflexão.
    Que tenhamos a ousadia de ser verdadeiras testemunhas, viver o anuncio dando nós mesmos de beber àqueles que têm sede.
    Que o amor de Deus por nós experimentado seja fecundo e gere novas vidas em Deus.
    Deus te abençoe!

    Fátima - Postulante de Aliança - CDMD Missão Maceió

    ResponderExcluir
  6. Paz e bem para ti e para tua família, meu irmão! "cada pessoa...é elemento de projeção da mensagem cristã". Sou de pleno acordo com a reflexão proposta. Que o Espírito de Jesus nos faça cada vez mais ousados.
    Deus nos abençoe

    ResponderExcluir