segunda-feira

Enchei-vos do Espírito Santo
Pregação Monsenhor José André, consagrado de vida
16 de Fevereiro de 2015


De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos de todas as nações que há debaixo do céu. Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua. 
(Atos dos Apóstolos 2:2-6) 

Desde o livro de Gênesis já se é citado a terceira pessoa da santíssima trindade, conforme mostra na escritura “No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” (Gênesis 1, 1-2). Ruah do hebraico significa espírito, trata-se do sopro de vida, na criação do homem. 

Já no Novo Testamento encontramos a passagem da manifestação do Espírito Santo nos apóstolos, quando eles estavam reunidos em oração. O livro dos Atos dos apóstolos, no capítulo dois, narra a efusão do Espírito no Pentecostes.

As três pessoas da santíssima trindade vivem em comunhão plena. Assim, também nós devemos viver em união, pois o Espírito nos conduz à unidade da cruz, que suporta os defeitos dos irmãos e não nos faz abandoná-lo, nem tratá-lo com indiferença. 

Grandes coisas nós poderemos fazer quando somos movidos pela ação do Espírito Santo de Deus. Para tanto, faz-se necessário o esvaziamento de nós mesmos para que haja o batismo no espírito e nos encha de dons.

"Justamente por isso é que falamos da Trindade a partir da experiência do Amor que por Ela nos é transmitida. Assim nos aproximamos do Pai, Amante Eterno, que se debruça sobre o Filho, o Eterno Amado, pelo elo amoroso do Espírito Santo, o Amor Eterno." (Santo Agostinho).

Da Redação, CDMD Missão Maceió

Nenhum comentário:

Postar um comentário