quinta-feira

O Amor de Deus
Pregação de Mons. José André
15 de Fevereiro de 2015
Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso (1 João 4:20)


Ágape, palavra de origem grega, significa amor que se doa incondicionalmente, amor desinteressado, gratuito. Hesed vem do hebraico, tem como sentido o amor misericordioso, a benevolência do Senhor Deus, apesar de todas as mazelas da humanidade. Assim, Deus ama com misericórdia aqueles que se encontram à margem e cura no amor, porque Ele não tem como principal objetivo nos castigar, ao contrário, é à salvação que Deus nos chama.

No dia de hoje somos convidados a refazer a imagem de Deus, tantas vezes desfigurada pela ideia de um Pai severo. Quantas vezes temos feito mau uso do nome de Deus, a tal ponto de destruirmos a fé e até a vida das pessoas, afastamos do caminho do Senhor os mais necessitados. Agimos desta forma todas as vezes que julgamos e excluímos, distorcemos, assim, a verdadeira imagem do Sumo Bem. Não cabe ao cristão condenar os demais, seu papel deve ser o de acolher, sobretudo, os que superficialmente aparentam não serem dignos ou merecedores.  

O ato da criação humana é um ato de amor, pois o homem nasce para amar. Em diversas passagens da bíblia podemos notar o cuidado de Deus para com a humanidade, como no livro do Êxodo, quando Deus ouve o clamor do seu povo oprimido e envia Moisés para conduzir à liberdade os seus fiéis. Assim também Deus está atento às nossas súplicas e nos liberta de tantas prisões na contemporaneidade. Façamos as seguintes reflexões: Eu tenho sido Moisés na vida dos meus irmãos? O que ainda me escraviza?

A principal demonstração do amor de Deus se encontra no Novo Testamento, Jesus vem manifestar o amor do Pai, revelando a face da caridade, da doçura, humildade e misericórdia. Deus se fez homem, habitou entre nós e se permitiu morrer de uma forma que somente os homens mais marginalizados eram mortos: na cruz. Tudo isso como prova de amor.

Como você sente o amor de Deus? Como tem a certeza da predileção? É inefável, faltam palavras. A grande prova palpável que carregamos o amor de Deus são as nossas atitudes para com os irmãos. Quando somos tomados pelo amor maior, devemos também manifestar tal amor em nós mesmos. Precisamos transbordar tudo o que há de bom, aquilo que vem de Deus, a prática da caridade. O amor de Deus nos constrange e nos impulsiona a também amar com responsabilidade. Somos chamados a nos relacionarmos segundo o amor de Deus.

Para experimentar da profundidade de tão grande amor é necessário se abrir e se deixar apaixonar, estar em comunhão na oração. Como canta a compositora Adriana Arydes “Se compreendesses como te amo deixarias de viver sem amor, se compreendesse como eu te amo deixarias de mendigar qualquer amor, se compreendesses como eu te amo serias mais feliz.”.
Da Redação, Missão Maceió

Nenhum comentário:

Postar um comentário