quarta-feira

Quaresma: tempo de preparação para a Páscoa
Texto de Wagner Oliveira, Consagrado de aliança
18 de Fevereiro de 2015
"Convertei-vos e crede no Evangelho" (cf. Mc 1,15)

Com a Quarta-feira de Cinzas, começamos um novo tempo litúrgico na Igreja que se estenderá por quarenta dias até a missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, sem incluí-la.

A palavra Quaresma (do latim quadragesima ou quadragésima) significa quarenta. Um dos ciclos litúrgicos no calendário da Igreja “que prepara os fiéis para ouvir a Palavra de Deus mais intensamente e para orar, principalmente pela lembrança ou preparação do batismo e pela penitência, para celebrar o mistério pascal” (Sacrosanctum Concilium, n. 109).

Com a imposição das cinzas, no início da Quaresma é traçada uma cruz sobre os fiéis; é uma lembrança da morte, um aceno para a vida nova que vem pela ressurreição. O significado principal dessa celebração é um convite para a preparação da Páscoa, abandonando o pecado. O sacerdote, ao impor as cinzas, diz: "Lembra-te que és pó, e em pó te hás de tornar" (cf. Gn 3,19); ou "Convertei-vos e crede no Evangelho" (cf. Mc 1,15).

A liturgia desse tempo apresenta algumas características próprias: não se Canta o Glória e nem o Aleluia; os instrumentos são tocados apenas para sustentar o canto; flores não são usadas nos altares, em sinal de despojamento; a cor litúrgica é o roxo, para lembrar o caráter penitencial vivido pela Igreja. A partir da quinta semana, as imagens podem ser cobertas como sinal de jejum dos sentidos, sobretudo dos olhos. Sem contar com os domingos, são exatamente quarenta dias de penitência, conversão, oração e reflexão.

Ainda segundo os mandamentos da Igreja, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, os cristãos devem jejuar e abster-se de carne (cf. cân. 1249-1251). Jejuar não apenas como privação de alimentos, mas como uma forma de equilíbrio interno no homem, diante de tantas comodidades que a vida moderna, capitalista e consumista, oferece. 
Alguns outros tipos de “jejuns” podemos destacar: jejum da língua - evitar falar o que não se deve; jejum dos passos - evitar frequentar lugares inconvenientes a um cristão; jejum da vista - evitar ver novelas de televisão ou filmes pornográficos; jejum do gosto - em comunhão com os que passam fome, evitar aqueles alimentos que mais apreciamos, como doces ou sorvetes; jejum do coração - buscar sempre o desapego às coisas que nos atrapalham no seguimento de Cristo.

É um tempo de modelagem, transformação ou de esculpir na vida pessoal a personalidade cristã. Um tempo de permanente convite a conversão que nos conduzirá à vitória da Vida sobre a morte. Vivamos uma Quaresma santa e fecunda para celebrarmos uma Páscoa renovada e de plena esperança.

2 comentários:

  1. Adorei o texto, esclareceu algumas dúvidas minhas, obrigado! Paz e bem!

    ResponderExcluir