sexta-feira

Pecado e Salvação
Pregação Monsenhor José André, consagrado de vida
15 de Fevereiro de 2015
 “Uma alma redimida por Deus 
é uma alma que perdoa e que se abre para o outro” 
(Mons. José André)


Diante do Amor de Cristo temos uma consequência: somos impulsionados de forma muito livre e gratuita a uma retribuição que nos move ao arrependimento. Quando nós sentimos o amor de Deus, temos como consequência em nossa vida uma retribuição porque quem se sente amado quer retribuir o amor. Deus ama sem esperar ser amado, Deus ama o miserável sem esperar que seja retribuído. Mas quem é tocado pelo amor de Deus, de madeira gratuita e livre, retribui o amor.

Devemos entender o pecado por esta via. Diante do grande amor de Deus, o ato ilícito de um filho amado é logo percebido, sentido na consciência. Quando o homem cai na conversa do tentador, ele acaba sentindo que fez algo errado e é isso que podemos perceber na leitura do livro do Gênesis, capítulo terceiro. Quando Adão e Eva caem na conversa do tentador eles percebem que fizeram algo errado, ao ponto de que, quando Deus aparece, eles se escondem, sentem vergonha de Deus.

É dessa forma que acontece, quando caímos em tentação nós sabemos que estamos fazendo algo errado e não é ninguém que diz, é você mesmo que sente que fez algo errado e se não há arrependimento, existe o remorso. É bom sabermos a diferença entre remorso e arrependimento. Remorso é saber que fez algo errado, dói na consciência. Arrependimento é não querer mais fazer, não querer praticar o ato ilícito, o ato de pecado.

Então o que é o Pecado? Pecado é todo ato que praticamos livremente, contrário a lei de Deus, a lei do amor de Deus. Pecado é um ato que machuca diretamente a vida do homem que praticou o pecado porque transgride a lei de vida, do amor de Deus. Não é algo fora de nós é algo inerente, por isso machuca e desequilibra, tudo sai da harmonia então não é um ato somente contra Deus, mas contra si mesmo e contra o próximo. 

Todo pecado tem uma raiz, e esta raiz é o homem querer caminhar sozinho, sem Deus, caindo na tentação de querer ser o Deus da própria vida. O pecado nos tira da comunhão com Deus, nos priva da intimidade com o Senhor, e o formalismo religioso também nos afasta da intimidade com Deus, pois nos faz acreditar que não estamos pecando. Não existe salvação sem arrependimento. 

Quanto mais estamos perto da luz, percebemos que pecamos, quanto mais me aproximo de Deus mais percebo que em mim, muitas das ações não são evangélicas.  A salvação se manifesta na ação fraterna, na ação de acolher o outro. Uma alma redimida por Deus é uma alma que perdoa e que se abre para o outro.
Da Redação – CDMD Missão Maceió

Nenhum comentário:

Postar um comentário